
Durante entrega de novas ambulâncias para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o secretário de estado da saúde Claudio Mitidieri falou sobre a distribuição das ambulâncias nas bases descentralizadas e sobre outros investimentos realizados. Acompanhe trechos da entrevista:
VB – Como está se dando essa renovação da frota de ambulâncias do SAMU?
CM- Desde 2024 até agora o governo do estado soma 75 novas ambulâncias entregues e renova 100% da frota do SAMU no estado. É uma parceria com o governo federal, primeiro adquirimos 45 ambulâncias, depois recebemos mais quatro, e agora mais 26. E, além destas 75, temos mais 18 que vão chegar agora em março.
VB – Como elas serão distribuídas?
CM – A novas ambulâncias serão distribuídas nas bases descentralizadas de Aracaju, Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Itabaianinha, Capela, Propriá, Nossa Senhora do Socorro, Tobias Barreto, Carira, Carmópolis, Nossa Senhora da Glória, Indiaroba, Lagarto, Laranjeiras e Cristinápolis.
VB – Que outros investimentos estão sendo feitos na saúde?
CM – Nos últimos meses estamos passando por uma revolução na saúde, com reformas das unidades regionais. O hospital do Câncer que será entregue em agosto e será administrado por uma Parceria Público Privada (PPP), ampliação dos leitos pediátricos, a evolução para o prontuário eletrônico p a Telemedicina. São grandes entregas que o governo vem fazendo.