A presença de um psicólogo no ambiente de trabalho pode fazer a diferença nas relações de trabalho, prevenir doenças como a depressão e até mesmo o suicídio. Este foi o tema do Programa Viva Bem deste domingo, 06, com a Dra Lidiane dos Anjos, especialista em psicologia organizacional e do trabalho. O programa vai ao ar a partir das 7h na Fan FM 99,7.
Segundo a especialista, é importante um profissional de psicologia para ajudar a criar essa harmonia entre os profissionais no ambiente de trabalho e ajudar a evitar doenças relacionadas ao trabalho, como por exemplo, a depressão, que é muito comum neste caso e até mesmo, a obesidade, a hipertensão e o suicídio, que pode ser causado por conta de estresse no ambiente de trabalho.
A psicóloga também destaca a importância de ir ao psicólogo logo cedo. “É preciso que o trabalhador busque o psicólogo o mais rápido possível, porque ele é o profissional mais indicado para trabalhar a parte emocional do paciente. Apesar de ser comum existir um médico do trabalho, um profissional de segurança de trabalho, o psicólogo também é importante para a avaliação psicológica do paciente”, frisou.
De acordo com Lidiane, os empresários e donos de empresas precisam ficar em alerta, conhecer seus funcionários e ajudar na prevenção contra esse tipo de problema no ambiente de trabalho. “Muitas vezes até aquele que gera muito lucro pode também ficar doente. Então alerto muitas empresas para a importância da contração de um psicólogo, e que se isso não for possível rapidamente, que seja colocado no planejamento da empresa para uma contração futura. Uma dica é terceirizar o serviço por meio de consultorias de serviços humanos, que tem várias aqui em Sergipe que faz este tipo de trabalho em diversas áreas, não apenas na psicologia”, reforçou.
Outra dica da psicóloga é que o trabalhador consiga perceber o que não lhe faz bem no ambiente de trabalho. “A pessoa tem que se perguntar porque está se sentindo assim? Será se é alguma pessoa no meio ambiente de trabalho? Será o meu serviço ou horário de trabalho? Eu me sinto aceito no ambiente de trabalho? A minha relação com o meu chefe é tranquila? Ou seja, o trabalhador precisa saber o que te deixa pra baixo quando vai trabalhar”, afirmou.