
Manchas amareladas podem surgir nos dentes por diversos fatores, seja alimentação ou uso de aparelho ortodôntico. Apesar de ser comum, essa característica tende a afetar a autoestima e pode acabar se agravando com o tempo.
O clareamento dental pode devolver a harmonia para o sorriso e, atualmente, ele pode ser realizado tanto de forma caseira, quanto no consultório. Mas nada de recorrer a pastas de dente com carvão ativado, esses produtos tendem a dar uma falsa impressão de clareamento e podem desgastar a camada do esmalte dentário.
Segundo a dentista Taise Carvalho, o ideal é que o procedimento seja orientado por um cirurgião-dentista. “O clareamento caseiro consiste no uso de uma plaquinha com o produto clareador, de 3 a 4 horas por dia, em um prazo de 3 a 4 semanas para ver o resultado”, diz.
Ainda de acordo com Taise, a opção que garante resultado imediato é a realizada em consultório. “O procedimento dura em média 1 hora. O paciente é supervisionado pelo dentista e após o tempo de espera, já é possível conferir o resultado”, completou.
Café e vinho interferem no tratamento?
Uma das principais dúvidas é o que pode ou não ser consumido durante ou após o clareamento. A dentista explica que estudos recentes mostram que não há indícios que a dieta alimentar interfira no resultado do clareamento.
A recomendação é de que o paciente escove os dentes após o consumo desses alimentos, apenas para evitar que a duração do tratamento diminua.
por Beatriz Fernandes com orientação de Alexandra Brito