Livro comemorativo aos 50 anos da Saese e aos 35 anos da Coopanest-SE foi lançado em Aracaju

Na última sexta-feira, 1º, o Memorial de Sergipe, na Orla da Atalaia, foi palco do lançamento do livro “A Construção da Anestesiologia em Sergipe – Saese 50 anos – Coopanest-SE 35 anos”. A publicação é uma homenagem aos aniversários da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) e da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE).

Na ocasião, o presidente da Saese, Dr. Fabricio Dias Antunes, destacou a importância do registro de 50 anos de história da Sociedade de Anestesiologia e 35 anos da Cooperativa dos Anestesistas. Ele ressaltou a necessidade de compartilhar as emoções, lutas, conquistas e batalhas vividas ao longo dessas décadas para as gerações futuras.

“Não podemos esquecer de tudo que batalhamos, das pessoas que estiveram e não estão mais, e das que ainda estão aqui, para que outras gerações possam dar continuidade a esse processo”, salientou o presidente.

“Nesse livro cada presidente conseguiu relatar os momentos mais importantes, mais difíceis, mais marcantes de suas administrações. Dessa forma conseguimos remontar toda a história que foi construída nesses 35 anos da Coopanest-SE, e ao mesmo tempo que deixamos toda a história registrada e escrita para que as próximas gerações possam entender de onde vieram”, comentou Dr. Áley Newton Marinho de Aracaju, atual presidente da Coopanest-SE.

Com os agradecimentos feitos pelo presidente da Saese, Fabricio Dias Antunes, a apresentação do presidente da Coopanest-SE, Áley Newton Marinho de Andrade, e prefácio do anestesiologista Marcos Antonio Costa Albuquerque, que já presidiu as duas entidades e a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), a publicação foi idealizada pelo anestesiologista José Eduardo de Assis Silva.

“São décadas de trabalho e dedicação que agora estão registradas e com isso nós contamos um pouco do legado dessas instituições para a história da Medicina sergipana. Fico muito feliz e honrado de ter participado desse time com o Dr. Fabricio, Alexandra, Cândida, Magna, Dr. Áley, sem essa equipe nós não teríamos conseguido registrar, compilar os dados que resultaram neste livro. E Milton quem tem feito todo o registro videográfico e fotográfico, contribuindo também para manter essa história viva”, enfatizou Dr. Eduardo.

Pesquisa e entrevistas

A jornalista e escritora Alexandra Brito, que organizou a obra, destacou a riqueza da pesquisa, que levou cerca de um ano.

“Foi enriquecedor porque a gente pesquisa e acaba conhecendo a vida e as dificuldades de outras épocas. São 50 anos, cinco décadas de história, descritas pelos presidentes que passaram pelas duas entidades, pelos atuais. São relatos que mostram a dedicação para que a Saese e Coopanest-SE chegassem até aqui, não só em prol de uma categoria, mas também da ajudar a sociedade sergipana, instituições que necessitam e a preocupação em oferecer o melhor a cada paciente”, disse.

A jornalista e historiadora Cândida Oliveira, que trabalhou na pesquisa do livro, enfatizou a relevância de documentar a história dos médicos anestesiologistas de Sergipe.

“Uma classe muito importante para a sociedade como um todo. A sociedade, a partir de agora, vai conhecer essa história, contada por eles próprios. Desde o primeiro presidente, Dr. Sinval, como até a gestão atual. E a cooperativa também que é uma instituição muito importante. Graças a ela a categoria pode se organizar melhor e prestar um melhor serviço para a sociedade. Fico honrada e feliz por ter contribuído para contar essa história não só como jornalista, mas como historiadora também”, enfatizou.

Para a comunicadora Magna Santana, participar da produção do livro foi uma oportunidade de conhecer a contribuição das instituições para a ciência.

“Fiquei muito feliz por poder contribuir com o projeto de Alexandra, ao lado de Cândida, por poder participar nas entrevistas com alguns presidentes que já passaram pelas duas entidades, é uma forma de conhecer mais de perto o que cada um contribuiu para a ciência, para o desenvolvimento de cada instituição, sempre visando o melhor, não só para o profissional, mas também deixar sua marca e contribuição para a sociedade”, frisou.

Homenagem
Durante a solenidade, os presidentes das entidades homenagearam o primeiro presidente da Saese, Dr. Sinval Andrade dos Santos, autor do primeiro livro da categoria “Anestesiologia em Sergipe”, lançado quando a sociedade completou 25 anos. O médico recebeu das mãos de Dr Fabricio, Dr. Áley e Dr Eduardo, o primeiro exemplar da nova publicação.

A noite contou com autoridades, profissionais de imprensa, presidentes que já passaram pela Saese e Coopanest-SE, o presidente da Sobrames, Lúcio Prado Dias, e o Presidente da Somese, Dr Hermoney Santa Rosa, e convidados.

Fonte: Ascom

Leia mais:

Livro comemorativo “A Construção da Anestesiologia em Sergipe – Saese 50 anos – Coopanest-SE 35 anos” será lançado na sexta