O II Seminário Sergipano de Cuidados Paliativos: O Desafio de Integrar – Uma Perspectiva dos Cuidados Paliativos, que acontece no dia 13 de março, será um grande evento com a palestra “Conversas sobre a morte – Um jeito bom para viver melhor”, com a médica Dra. Ana Claudia Quintana Arantes, formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia. Especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. Entre outras publicações, é co-autora do livro Cuidado Paliativo do CREMESP, (2008) e Manual de Cuidados Paliativos – ANCP (2009 e 2012). Autora dos livros A Morte é um dia que vale a pena viver e Linhas Pares.
Sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Presidio a instituição de março de 2007 a março de 2013 organizando e ministrando aulas nos cursos de formação multiprofissionais e Congressos Brasileiros. Desde 2015, tenho honrado o cargo de vice-presidente da instituição.
Consultora da novela Bom Sucesso, da Rede Globo, onde relata a questão do bom uso do tempo no final da vida. “As pessoas que tem consciência da morte entendem melhor os desperdícios e os tempos que fazem falta. No Brasil, a cada 10 pessoas que morrem, 9 terão esse tempo, porque padecerão de alguma doença grave e complexa que vão deixá-las em uma cama. Então, precisamos aprender a entender ou, pelo menos refletir sobre nosso tempo”, refletiu a Dra. Ana Claudia que também relata como é importante cuidar das pessoas, independentemente, do seu poder aquisitivo, da profissão e da afinidade ou parentesco. “Se você não sabe o que falar ou o que fazer, fique em silêncio. Abrace, dê a mão, O amor afasta o medo”.
Mais informações e inscrição em https://www.sympla.com.br/eventos/aracaju-se.