Tradicional ponto turístico do estado está no cronograma do evento, que leva shows musicais e programação esportiva para Estância
O Carnaval do Abaís, no município de Estância, região sul do estado, contará com diversas atrações musicais, entre os dias 10 a 12 de fevereiro, dentro do Verão Sergipe 2024, evento organizado pelo Governo do Estado. O calendário do projeto iniciou dia 12 de janeiro, com atrações na Praia da Caueira (Itaporanga d’Ajuda), e de lá para cá já passou por Ponta dos Mangues (Pacatuba), Canindé de São Francisco e Pirambu já receberam o evento. O Abaís receberá o quinto final de semana seguido de programação do Verão Sergipe 2024, que representa uma das ações da gestão estadual para interiorizar o turismo e fomentar a economia local, por meio da geração de emprego e renda.
A julgar pelo quantitativo de público na virada de final de ano, os moradores e comerciantes do Abaís disseram que aguardam, mais uma vez, grande movimento na cidade, trazido, desta vez, pelas atrações do Verão Sergipe, como Pagod’art, Ninha e Guig Ghetto. Tuca Veloz, entre outros. De acordo com a autônoma Letícia Barros, seu restaurante atendeu em capacidade máxima no final de ano e ela espera que o sucesso de procura se repita agora no Verão Sergipe. “Honestamente, só não vendi mais no Réveillon porque não tinha estoque. O Ano Novo foi ótimo para os comerciantes de um modo geral. Donos de restaurantes, pousadas, ambulantes, guias de passeio, fornecedores, enfim, todos lucraram. Esses eventos são excelentes para o nosso faturamento. Eu lembro que o último Verão Sergipe que teve foi há mais de dez anos”, recordou a comerciante, ao lembrar sobre o intervalo sem a programação do Verão Sergipe ser realizada, retomada agora na atual gestão estadual.
Estância já é destino consolidado do turismo sergipano por suas belas praias (do Abaís e Praia do Saco). Em razão disso, já é possível notar a presença de turistas antes mesmo do evento carnavalesco começar. Antônio Oliveira é sergipano, do município de Lagarto, mas mora há 35 anos em Vitória, capital do Espírito Santo. Ele planeja um dia retornar às origens, mas, enquanto seus planos não se concretizam, ele trouxe o amigo Oscar Silva e a esposa Etiane Soares para passar as férias em Estância. “Eu vim no Ano Novo. Foi ótimo, foi tranquilo e agora trouxe eles para o Carnaval. Se tudo der certo, até o final do ano retorno definitivamente”, programou.
Sua esposa, Etiane, é funcionária pública e analisa a possibilidade de trocar a capital capixaba pelo estado de Sergipe. “O Antônio está sempre por aqui. Vem no São João, no Natal, no Réveillon, não perde uma. Já fiz companhia algumas vezes e agora estamos avaliando ficar de vez”, corroborou. O amigo do casal, Oscar Silva, disse que já conhecia Sergipe, mas havia dez anos que não aparecia na terra dos cajueiros. “Estava aqui no Réveillon. Exatamente aqui na Praia do Abaís. O que me surpreende é como esses eventos são seguros e, melhor, são de graça! Em Vitória estamos acostumados a pagar por tudo e aqui eu tenho notado que há essa cultura de grandes eventos serem de graça! Outro ponto que muito me atrai é a segurança. Em Vitória não é assim. Nós lá estamos sempre ressabiados. Aqui eu fico tranquilo”, informou o vitoriense.
Programação completa
Para o Carnaval do Abaís, o Governo do Estado preparou uma programação especial dentro do Verão Sergipe. No sábado, 10, os shows começam com Val Valverde (20h), seguido por Pagod’art (22h) e Ninha (0h). Já no domingo, 11, é a vez de Bruninho Top 7 (20h); Guig Ghetto (22h) e Filhos da Bahia (0h). E na segunda, 12, sobem ao palco Tuca Veloz (20); Ittauan (22h) e Cavaleiros Elétrico (0h).
Fotos: Erick O’Hara