O número de casos notificados de dengue em Sergipe no ano de 2019 ultrapassou o número de casos registrados em 2018, mas não representa epidemia. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (21) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Até a 31ª semana epidemiológica – que vai de 30 de dezembro de 2018 a 3 de agosto de 2019 – foram notificados 6.881 casos suspeito de dengue, com 4.547 classificados como casos prováveis e uma taxa de incidência (TI) de 199,6 casos/100 mil habitantes.
Somente os municípios de Amparo do São Francisco, Japoatã e Santa Rosa de Lima ainda não notificaram nenhum caso suspeito neste ano.
Casos graves e óbitos
Até o momento, foram confirmados 2.742 casos, sendo 2.452 casos de dengue, 262 Dengue com Sinais de Alarme (DSA), e 26 Dengue Grave. Dos casos prováveis, 1.805 deles continuam em investigação.
No mesmo período avaliado foram confirmados 11 óbitos por dengue, confirmados por critério laboratorial ou clínico-epidemiológico.
A SES disse que vem desenvolvendo ações para enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti como:
-Intensificação da mídia e atividades de mobilização social em todos os municípios;
-Elaboração de campanha estadual com liberação das peças para utilização nas redes sociais e mídia e de material gráfico para mobilização social nas escolas e junto à população;
-Intensificação da vigilância laboratorial com intensa articulação com o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE);
-Reativação da Brigada Itinerante Estadual de Combate à Dengue.
Fonte: G1/SE
Foto: Paulo whitaker/Reuters