A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com o Governo Federal, entregou nesta segunda-feira, 26, um veículo tipo van para atuar no Programa Consultório na Rua, que é composta por uma equipe multidisciplinar com médico, enfermeira, assistente social, psicóloga, técnicas de enfermagem e agente redutor de danos que trabalham no acolhimento humanizado de pessoas em situação de rua. O veículo vai transportar os profissionais durante a execução das atividades e servirá de apoio para os atendimentos, visto que ele é equipado para essa função.
De acordo com o secretário Municipal da Saúde, Antônio Almeida, este é mais um serviço que e atual gestão fez questão de entregar à população e deixar em pleno funcionamento. “Durante esses meses que estive a frente da SMS eu e toda a equipe trabalhamos com o único objetivo: prestar um serviço de qualidade aos usuários do SUS. Desta forma, não é porque estamos no final da gestão que não iremos continuar desempenhando nosso papel. Hoje nós entregamos o carro do Programa Consultório na Rua cumprindo todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde e esperamos que a próxima administração dê continuidade ao programa e garanta que o serviço continue beneficiando os aracajuanos”.
Para a coordenadora do Consultório da Rua em Aracaju, Kamila Fialho, o novo veículo vai garantir mais condições de atuar junto aos que necessitam. “Agora teremos mais agilidade na execução dos trabalhos e assim poderemos melhorar o atendimento, o carro vai servir como um consultório itinerante para que a gente possa administrar vacinas, atendimentos médicos. Ele vai nos auxiliar na questão do sigilo nos atendimentos, especificamente na testagem rápida de HIV/AIDS, além de termos a visibilidade de ser um furgão nas ruas da cidade fazendo o atendimento médico”, explica.
Somente esse ano, o programa já realizou 540 consultas, 238 atendimentos na Unidade de Saúde da Família (USF), 238 atendimentos nas ruas, 363 procedimentos e 609 acompanhamentos. Esses números correspondem à rotina de trabalho da equipe, não sendo nesses dados computadas as ações conjuntas com outros programas, ações de vacinação, testagem rápida feita em outras USFs, aferição de pressão, glicemia, entre outros procedimentos que são realizados em eventos e catalogados através da USF que realiza a ação. Contando com as ações em praças, ruas e Creas foram mais de 1.000 acessos no total de um ano. No momento, o Consultório na Rua está com 149 pessoas em situação de rua que possuem prontuário e que estão recebendo cuidados continuados e programados.
Interação social
Em comemoração as novas instalações da Unidade de Saúde da Família (USF) Maria do Céu, que dá suporte ao programa Consultório na Rua, foi promovida na quinta-feira, 22, uma tarde de interação social pela Cultura da Paz com usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Jael Patrício de Lima. Realizado no estacionamento da USF o evento contou com música, danças e apresentação teatral com o grupo “Em cena”.
De acordo com o médico da equipe do Consultório na Rua, Edner Pacheco, as ações foram pensadas para beneficiar os usuários e proporcionar uma tarde de confraternização. “O foco aqui é o usuário, tudo que fazemos, ensinamos e aprendemos é com eles e para eles, e nesse evento o objetivo é que cada um se conheça mais e possa se divertir”, afirmou.
Kamila Fialho ressaltou a importância do evento. “Nossa ideia é promover um dia diferente para eles, por isso aqui nós temos música, dança, massagens, brincadeiras e a peça de teatro do grupo ‘Em cena’, falando sobre a Cultura da Paz, além de um lanche de confraternização”, concluiu.