Carnaval: Energisa dá dicas para evitar acidentes com a rede elétrica

 

Foliões devem ficar atentos ao uso de confetes, serpentinas e jatos de água

O Carnaval é tempo de festa e muita energia, mas também requer cuidados para evitar choques e acidentes envolvendo a rede elétrica durante a folia. Por isso, a Energisa listou algumas orientações para que todos aproveitem o período com segurança.

Os bloquinhos de rua são muito comuns nessa época, e uma das principais recomendações é não jogar líquidos, sprays de espuma ou qualquer material na rede elétrica, pois isso pode causar choques, curto-circuito e até interrupções no fornecimento de energia. Esses itens aumentam o risco de acidentes e podem comprometer a festa de muita gente.

Outro ponto de atenção é a decoração. Não é permitido decorar postes de luz ou qualquer estrutura elétrica. Fixar adereços nesses locais pode provocar choques e outros incidentes. Para estruturas elétricas provisórias, é fundamental contratar profissionais habilitados, garantindo a segurança de todos.

O gerente de Operações da Energisa Sergipe, Thyago Tanouss, reforça os cuidados para quem vai aproveitar o Carnaval em casa. “É preciso muita atenção ao utilizar equipamentos eletrônicos em áreas próximas às piscinas e não manusear aparelhos elétricos ligados à tomada enquanto estiver molhado. Quem vai viajar deve retirar os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos da tomada”, orienta.

Os cuidados também devem ser redobrados para quem vai viajar ou curtir a folia fora de casa. Em caso de colisão com postes, a orientação é que o condutor permaneça no veículo, sempre que possível, e acione imediatamente a Energisa, já que cabos energizados podem estar sobre ou próximos ao carro. Além disso, o Samu e o Corpo de Bombeiros devem ser chamados, e quem for prestar socorro precisa manter distância para evitar acidentes.

Em qualquer situação que envolva a rede elétrica, a Energisa deve ser comunicada imediatamente por meio do call center 0800 079 0196, e o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193.

Ligações clandestinas

A Energisa também reforça que ligações clandestinas geram sobrecarga na rede, podem causar interrupções no fornecimento de energia e acidentes graves. Por isso, para eventos e festas temporárias, é essencial solicitar a ligação provisória diretamente à empresa.

O pedido deve ser feito com antecedência mínima de cinco dias úteis, apresentando RG, CPF, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a lista dos equipamentos que serão utilizados, com suas respectivas potências. O serviço atende eventos com duração inferior a 30 dias e garante um fornecimento adequado e seguro para o período festivo.

Canais de Atendimento

-Site: energisa.com.br

-Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play e App Store)

-Gisa: gisa.energisa.com.br

-Call Center: 0800 079 0196

Texto e foto Adriana Freitas